Home | C. H. Spurgeon | Log out

Venha para o Metropolitan Tabernacle

SpurgeonTv

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Doutrina fanática? - C. H. Spurgeon

/ On : 12:24/ SOLA SCRIPTURA - Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê,mas, sim, em si mesmo - AGOSTINHO.



Ninguém é regenerado por seu próprio esforço, escolha, decisão... Uma pessoa pode mudar bastante, e isto é muito bom; que todos o façam. Uma pessoa pode rejeitar todos os maus hábitos, esquecer os vícios em que andava e controlar suas ações más; ninguém no mundo, porém, pode fazer-se nascer de Deus. Por mais que ele se esforce, jamais conseguirá realizar o que transcende o seu poder. E preste atenção, se alguém conseguisse fazer nascer a si próprio de novo, ainda assim não entraria no céu, porque há outro detalhe da condição que ele teria quebrado: "Quem não nascer [...] do Espírito não pode entrar no reino de Deus." O maior esforço da carne não atingirá este patamar, de nascer do Espírito de Deus.



Agora podemos dizer que a regeneração consiste em que este Deus, o Espírito Santo, de maneira sobrenatural — veja, com a palavra "sobrenatural" quero dizer simplesmente o que o termo significa, mais que natural — age sobre os corações das pessoas, que, pela atuação do Espírito divino, ficam regeneradas. Sem o Espírito isso é impossível de acontecer. Se esse Deus, o Espírito Santo, que "efetua em nós tanto o querer como o realizar", não agir sobre a vontade e a consciência, a regeneração é absolutamente impossível, de modo que não há salvação. "O quê?", diz alguém, "você está querendo dizer que Deus intervém absolutamente na salvação de cada pessoa, para regenerá-la?" Exatamente.



Na salvação de cada pessoa há uma manifestação real do poder de Deus, pela qual o pecador morto é avivado, o pecador renitente se torna dócil, o pecador desesperadamente endurecido fica com a consciência sensível, e aquele que rejeitou Deus e desprezou a Cristo é levado a lançar-se aos pés de Jesus. Há quem queira chamar isso de doutrina fanática, mas nada posso fazer a esse respeito; para nós basta que a doutrina é bíblica. "Quem não nascer [...] do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3.5,6).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails